Monday, January 24, 2005

Uma Questão de Burros

A Comissão Europeia elaborou um quadro de apoio financeiro ao Burro Mirandês.
Diversos sectores nacionais aplaudiram a iniciativa realçando o esforço de conservação de mais uma raça de uma espécie ameaçada, depois de já há alguns anos que terem sido criados mecanismos de apoio comunitário ao Burro Ibérico, outra raça ameaçada, especialmente em contextos de agricultura tradicional e/ou biológica contemplados na última reforma da PAC.
Diversos analistas apostam fortemente na possibilidade da Comissão Europeia criar em breve um fundo de apoio ao abate do Burro Português - vulgarmente conhecido como Chico Esperto - cujas quotas em território Continental e na Região Autónoma da Madeira, excederam largamente a capacidade de absorção do mercado nacional (excedentário) e comunitário (deficitário).
Fontes junto da Comissão Europeia indicam uma forte mas subtil oposição por parte do Comissário Europeu, todavia encurralado pela pressão dos membros da sua equipa. A mesma fonte garante que existe um forte lobby em Estrasburgo e em Bruxelas que visa travar a implementação deste plano de abate ao Burro Português apontando como exemplo os súbito acréscimo de financiamentos de associações trans-europeias de protecção da vida animal e o surgimento de uma nova rede de protecção das minorias contemplativas da pobreza de espírito.
Um membro da sociedade semi-secreta conhecida como Ordem do Grande Desenrascanço Geral e Silencioso das Coisas (OGDGSC), que preferiu manter o anonimato, refere que os apoios que têm vindo a receber para travar esta medida, têm superado todas as expectativas qualitativas e quantitativas, muito além das ajudas logísticas e financeiras tradicionais de todo o espectro do sector político nacional, indicando que conta com o apoio da generalidade do sector privado que ganhou um novo fôlego financeiro com as deslocalizações em massa para a Ásia e Europa de Leste. A OGDGSC nega porém qualquer envolvimento com a empresa LMS – Last Minute Solutions, sediada no offshore da Madeira que tem sido apontada como o interface dos financiamentos deste lobby. Segundo este membro, a referida sociedade não tem qualquer interesse em fragilizar a posição do Comissário Europeu.
Em Estrasburgo, as movimentações nos bastidores do Parlamento Europeu (PE), indicam uma inédita solidariedade inter-partidária dos representantes nacionais ao ponto, segundo fontes, de os deputados do CDS-PP admitirem votar favoravelmente uma proposta que o Bloco de Esquerda (BE) pretende apresentar, que visa uma recomendação à Comissão de aumentar as quotas do Burro Português no mercado europeu e financiar uma campanha europeia de sensibilização de aceitação e tolerância ao Chico Esperto. As mesmas fontes referem que o principal argumento do BE se centra na necessidade escoamento de algo que em Portugal se tornou amplamente excedentário, um argumento que parece recolher simpatia junto dos sectores do PE mais euro-cépticos.
No espaço nacional, em plena campanha eleitoral, um prudente silêncio é o que mais se faz ouvir em todos os quadrantes políticos, embora diversos analistas apontem o facto da iniciativa de protecção ao Burro Mirandês, ter sido planeada sem o cenário de eleições estar em cima da mesa.
O dossier Burro Português promete ser um tema quente para o próximo governo – qualquer que seja a sua cor política - já que segundo informações de última hora, diversos cientistas, economistas e empresários portugueses na Diáspora pretendem pressionar a Comissão Europeia a acelerar o plano de abate do conhecido Chico Esperto estando dispostos a considerar positiva a limitação desta medida ao território continental.
Contactadas, diversas associações cívicas das principais cidades do País, manifestaram preocupação pelo possível aumento de excrementos de Burro nas calçadas, jardins e espaços públicos, se os moradores dos bairros históricos confirmarem a possível tendência de juntar ao cão um Burro Mirandês nos seus apartamentos. Todavia, as associações contactadas são unânimes quanto à inevitabilidade a curto prazo de um aumento significativo de excrementos do Chico Esperto, ou seja, do Burro Português.
Pê.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home