Saturday, November 27, 2004

Blog & Fame

Blog & Fame,

ou Fama(ções) e Blog(acções).

Confesso que depois materializar este blog, comecei a olhar um pouco em volta a ver o que se escrevia, ou como se diz na gíria dos entendidos, se "blogava".
Confesso também, que com a minha experiência de internet e de todo um "Digital Lyfestyle" a que os ossos e os músculos do pão me induzem, e ao qual a minha vertente de slahsdotter/nerd contribui activamente, nunca tinha ligado muito ao fenómeno blog.
Confesso também que o presente é meramente um exercício egoísta de me dar a conhecer e a determinadas perspectivas que me ocorrem, com o fim, no fundo, de comunicar. Não é exactamente um daqueles espaços de discussão abertos, portanto quem venha com essa ideia Linda & Maravilhosa das Aberturas Universais à Discussão, desengane-se: este é para quem gosta, para quem tenha pachorra, ou para quem não tenha melhor que fazer do que aturar as minhas Diásporas. Não é nem pretende ser um "blogo-jornal", um "tele-blog", ou qualquer referência que seja para quem quer que seja.
Confesso também que a qualidade e diversidade também me surpreendeu. Há blogs que considero efectivamente a anos luz, em quantificação distancial de interesse humano, do que por exemplo se passa no actual parlamento ou em muitos jornais.

Confesso também, que um dos que mais me interessou foi o Arcabuz.
Por vários motivos, mesmo que não concorde com algumas opiniões expressas, ou que ache desnecessária a discussão do Casamentos Gay como abordagem à discussão essencial da Liberdade e da Moral no que toca aos problemas da Humanidade neste âmbito (sem efectivamente querer desvaloriza-la e à sua importância para os interessados, mas desculpem lá, eu não sou e vejo muitos outros problemas mais prioritários e mais abrangentes e não creio que os casamentos gay tal como os direitos animais sejam as muletas necessárias e urgentes ao desenvolvimento da ideia de se ser humano na actualidade), ou ainda que não goste de alguns exercícios de "comentários de serviço", respeito-o(s) bastante e visito-o(s) frequentemente, por exemplo, muito mais do que a figura paternal da bloguidade portuguesa que todos sabem qual é.

Foi lá que me apercebi de uma discussão sobre uma certa "lei dos blogs" no que toca às possíveis responsabilidades civis de eventuais infracções de direitos à imagem, difamações e afins e me fez reflectir um pouco sobre esta matéria.

Não tendo nem querendo ter queda para legislador, interpretador ou interveniente não me interessa se existirá ou não mais uma ridícula tentativa legislativa de condicionamento de conteúdos de comunicação. Já me sobra ser juiz de mim próprio.

Parece-me pertinente avisar o visitante da minha Diáspora, de que entra na minha privacidade.
Como se sentasse ao meu lado para me "ouvir", para conversar comigo.
Ou quer, ou não quer.
Se não quiser, esteja à vontade.
Se quiser, esteja também à vontade.
Quem aqui vem conhece-me directa ou indirectamente.
Quem aqui calhar pode, se vier por bem, conhecer-me.
Se se sentir eventualmente difamado, desculpe-me alguma coisa, mas disse-o em privado.

Ou teremos um dia legislação de uma qualquer "Central de Comunicação" para aplicar microfones nos bares, cafés, casas privadas, entre amantes, amigos, borgas, etc. ...?

Obrigado, Arcabuz, por me fazer ocorrer esta ideia, que originará um EULA/Disclaimer/Declinação de Responsabilidade incluído no necessitado "lifting" visual que está para breve, quando me der para isso!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu sempre acreditei que a casa mais vigiada é sempre a nossa, e não a dos Big Brothers famosos que proliferam por toda parte nas televisões do planeta. Depois de Orwell o pesadelo do “grande irmão” fará parte do nosso imaginário ad eternum (eu como boa utopista e otimista que sou não deveria dizê-lo, mas devo sem duvida, admiti-lo). A sociedade sempre vigiou rigorosamente o “livre pensar”; alguma duvida de que vivemos num regime totalitário?

12:14  

Post a Comment

<< Home